Técnico Celulose SENAI

Curso Instrumentação Analítica

SENAI/Suzano – Imperatriz – 2011

Sergio Trindade

    Resumo – Conteúdo – Resultados – Seminários 

“Construindo competências para ampliar as fronteiras do desenvolvimento”

Resumo

No processo de produção da celulose branqueada, os analisadores contínuos tem aplicação usual em grande quantidade, diversidade e especificidade. Além das aplicações de monitoramento de afluentes, insumos e efluentes, uma planta de celulose utiliza analisadores contínuos de propriedades da celulose e do licor de cozimento, que afetam a qualidade intermediária e final do produto, e alguns casos analisadores ligados a sistemas de segurança. A utilização correta do analisador e da variável medida para o controle representa ainda garantia de otimização e redução de custos.

O projeto é resultado de uma iniciativa de parceria público privada, envolvendo o IFMA, o SENAI e a empresa Suzano Papel e Celulose. Se destina ao desenvolvimento de recursos humanos locais para operacionalizar a implantação de uma fábrica de celulose nas proximidades da cidade de Imperatriz na região oeste do Maranhão.

Os alunos foram selecionados por concurso para ingressar no curso técnico de celulose e papel, no qual esta disciplina está presente no módulo 3, de um total de 5 módulos. Segundo o divulgado pela empresa, posteriormente os aprendizes farão um estágio supervisionado em outras fábricas de celulose já em operação.

 

 

Localização da fábrica de celulose.

 .

.

 


Numa época em que o calor e a baixa umidade impõe um obstáculo extra na região tocantina, no Maranhão, dezenas de professores e centenas de alunos travam uma luta constante neste “front” de transformação através da apropriação do conhecimento tecnológico. A coordenação do curso de formação técnica profissional é a cargo do SENAI-FIEB/CETIND/CIMATEC e do IFMA.

A metodologia proposta nesta disciplina, utilizando os recursos conectivistas de TICs aliada a um enfoque andragógico, despertou grande interesse pelos alunos e resultou numa grande participação nas atividades, no uso das ferramentas do aprendizado e na qualidade dos trabalhos apresentados no seminário técnico.

   

   

Conduzidos pelo Prof.: Sergio de Oliveira Trindade, pedagogo, especialista em manutenção de sistemas com analisadores industriais contínuos, e pela tutora Vanessa Alves, técnica em celulose pelo SENAI/Veracel.

Durante o processo de aprendizagem os alunos puderam realizara um treinamento técnico sobre analisadores industriais, para capacitar alunos do Curso Técnico de Celulose e Papel, em sua função operacional; estudar os principais analisadores industriais para meios líquidos e gasosos; Saber interpretar as grandezas medidas pelos analisadores.

   

O curso foi realizado durante o mês de agosto, com grande participação dos alunos, que apresentaram ao final um seminário técnico, com os resultados do processo de aprendizagem. O uso TICs no processo educacional, representa um fator de motivação e inserção do aprendiz no conteúdo abordado. A inclusão desta disciplina na grade curricular do curso técnico de celulose agrega qualidade à formação do futuro profissional..

______________________________________________________________

Aplicações com Sistemas de Analisadores Industriais; Sistemas de Amostragem e Condicionamento de Amostras; Serviços Associados à Operação do Analisador Industrial; Analisadores Contínuos para Águas; Analisadores Contínuos para Gases; Analisadores para Hidrocarbonetos.

Saber +

_______________________________________________________________

Contato.

www.ianalitica.com.br