Seminários

Curso Instrumentação Analítica

Imperatriz – 2011

Sergio Trindade

  Resumo – Conteúdo – Resultados – Seminários 



. . . Seminário Técnico

IFMA / SENAI / Suzano


 

Dentro da proposta pedagógica da disciplina está contido a construção de um estudo, revisão teórica ou estudo de caso, no qual os alunos façam uma releitura dos novos conhecimentos, segundo sua própria preferência temática, dentro do conteúdo abordado.

Este estudo dirigido, apresentado no formato de revisão, representa uma escolha e um trabalho coletivo construído, num curto espaço de tempo, pelos alunos numa expressão de sua autonomia. Segundo comentário dos alunos durante os seminários, este trabalho tem grande contribuição no seu aprendizado.

Espera-se que nesta atividade o aluno trabalhe em grupo durante o decorrer do curso, utilize os recursos de pesquisa disponível, os links, as referencias bibliográficas e os debates para se aprofundar.

Abaixo segue uma mostra de alguns trabalhos apresentados:

Sistemas de Amostragem

Uma apresentação com revisão teórica e demonstração. A apresentação focou as principais partes de um sistema de amostragem de gases e seu funcionamento. Apresentado pela Turma “B” grupo 4, formado pelos alunos: Barbara dos Santos Sousa; Filipi Nunes da Silva Castro; Geovaldo Lima Pereira; Jocilene Mendes de Abreu; Leonardo Passos Rodrigues e  Valéria Assunção Reis.

   

Analisadores de Oxigênio

As duas apresentações mostraram não só a versatilidade do analisador de oxido de zircônia em controle da combustão, mas também a sensibilidade, seletividade e precisão da medição pela técnica do paramagnetismo. Apresentado pelas turmas “A” grupo 1, com os alunos: Gasdenia Gomes Moreira; Karine dos Santos Oliveira Silva; Mauriléia Ribeiro Pereira de Carvalho; Perpétua Lima dos Santos; Poliene Tavares Cantuária; Rodrigo Santana das Chagas Gomes e Wesley Melo. Também pela turma “G” grupo 2, com os alunos: Cássio Andrade; Dário Oliveira; Gilson Moreira; Leonardo Brito; Stéphane Borges;Talita Lopes;Valdinei Milhomem; Wesley Machado.Uma turma escolheu analisadores paramagnéticos e a outra analisadores de óxido de zircônia.

Analisadores para Águas

Os temas relacionados a analisadores para águas formam os escolhido pelos grupos: B1, D1, F1, G3 e G5. As abordagens escolhidas pelos alunos foram no estudo da medição contínua de variáveis como: pH, condutividade e turbidez; com ênfase nas aplicações de tratamento de águas, águas de caldeira, efluentes e branqueamento de polpa de celulose. Os alunos manifestaram grande interesse grande interesse por conhecer as particularidades das medições contínuas do pH, em situações especiais como água desmineralizada e branqueamento da celulose.

 

   

   

Manutenção de Analisadores

Este tema foi escolhido pelos grupos E4, D2 e F5. Foram discutidos os seguintes assuntos: A importância, a evolução, os procedimentos utilizados na manutenção de analisadores e as competências necessárias para lidar com analisadores industriais. A escolha deste tema reflete a preocupação dos integrantes para com este tema tão ligado ao cotidiano da fábrica, com implicações na qualidade e em custos.

     

Analisadores de Álcalis

Os grupos que escolheram este tema, demonstraram grande capacidade de pesquisa e disposição para se aprofundar na tecnologia de fabricação da celulose.

A medição do teor de álcalis no licor, foi tema escolhido pelas turmas “A” grupo 4: Elisângela Santos; Francisco Vânio; Jéssica Layane; Jocilene Mendes; Leonardo Henrique; Tiago Silva; Valdir Gomes  e Turma “B” grupo 5: Antonio R. P. Araujo; Bruna Polyana Pereira; Eduarda da Silva Pedrosa; Gustavo S. de França; Maria Marcia Caetano de Sousa; Paulo Robério Sales Silva.

No processo de produção de celulose a recaustificação é essencial para maior aproveitamento da produção; a concentração de ÁLCALI é um fator determinante na qualidade da polpa de celulose e está diretamente ligada a recaustificação. O estudo foi direcionado para obter uma compreensão geral acerca das alterações que ocorrem nas propriedades físico-químicas dos licores envolvidos no processo global da celulose. Com isso, é possível identificar e monitorar tais alterações, evitando que as mesmas comprometam a confiabilidade do processo, a qualidade do produto entre outros aspectos. Um breve entendimento sobre o processo Kraft e a recaustificação, fazendo uma abordagem sobre a importância do controle dos álcalis envolvidos no processo. 

   

Além das Expectativas

Jornal da Turma F

Motivados pela produção do seminário técnico a turma “F” confeccionou um jornal intitulado “Analítica em Foco” que teve o primeiro número distribuído no campus de Imperatriz no dia 31/08.

Este jornal representa uma amálgama das habilidades prévias dos alunos e os conhecimentos adquiridos durante o curso. Com muita criatividade e competência os alunos da turma “F” fizeram um jornal de divulgação dos trabalhos, para divulgação do seminário técnico dentro do campos do IFMA.

       

       

 De acordo com informações recentes, este jornal voltará a ser publicado e circular registrando o ponto de vista de dentro do processo de aprendizagem.

____________________________________________

Visita à Companhia de Águas

Turma B grupo 1, formado pelos alunos:Anderson dos SantosSilva; Dinakson Lima; Edi Araújo Pereira; Hérika de Almeida Silva; Lienay de Araújo; Apresentador e protagonista: Silvio Marcos Castro de Oliveira.

Segundo os alunos autores, este trabalho foi realizado através de pesquisa de campo na CAEMA – Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, destacando os tipos de analisadores existentes na empresa, bem como a execução do processo em questão, com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade dos analisadores dentro da ETA.

   

Os alunos programaram uma visita a ETA da cidade e lá acompanharam a rotina de análises durante o tratamento da água, tiveram a oportunidade de realizar algumas medições e manipular instrumental de análise. Na ocasião os alunos observaram na prática e registraram em vídeo a importância da limpeza na célula e eliminação de interferentes nas medições de turbidez.

   

            

 

______________________________________

Aplicações com Sistemas de Analisadores Industriais; Sistemas de Amostragem e Condicionamento de Amostras; Serviços Associados à Operação do Analisador Industrial; Analisadores Contínuos para Águas; Analisadores Contínuos para Gases; Analisadores para Hidrocarbonetos.

Saber +

______________________________________

Respeite a autoria indicando sempre a origem do conteúdo

Prof. Sergio Trindade