Quem sou

Sergio FAFEN

Sergio de Oliveira Trindade

Professor Especialista em Manutenção de Sistemas com Analisadores Industriais Contínuos.    ISA Senior Member 33018855.

Mais de 30 anos de experiência em sistemas de instrumentação industrial e analisadores de processo. Atualmente sou professor do SENAI Espírito Santo, atuo como voluntário na Diretoria de Educação da ISA Seção Espírito Santo, Blogueiro e Micro Empreendedor Individual.

Pós graduado em Engenharia de Controle e Instrumentação UCL-ES. Técnico em Eletrônica e Instrumentação pela ETE-FMC, S.R. Sapucaí-MG e Petrobrás. Graduado em Pedagogia pela UNOPAR-PR, Londrina e Designer Instrucional pela UNIFEI, Itajubá-MG. Formação básica em eletro técnica pela ETPC/SENAI, Volta Redonda-RJ.

Ministrei cursos de Analisadores Industriais pela Petrobrás e pelo SENAI-BA e ES, para empresas como Suzano Papel e Celulose; Veracel e Mina Caraíba. Atuei em treinamento de equipes como especialista em analisadores pela Sindus, em empresas como: Fibria/Aracruz Celulose, Veracel, Arcelor Mittal, Vale, Cenibra, Solvay, Klabin e VCP. Especialista em analisadores industriais atuei pela Pensalab nos sites da Fibra-Americana-SP; Acesita-MG e Petrobrás_REMAN-AM.

Participei de projetos como: Implantação de controladores single loop, projeto de bancadas para laboratório de calibração de instrumentos, seletor digital multiponto de termopares, supervisão e fiscalização de contratos de manutenção em refinaria de petróleo, supervisão de manutenção em instrumentos de laboratório, implantação de monitores de corrosão online, projeto de casa de analisadores para sistema de mistura em linha de óleo diesel, sistema ISO-9000 para óleo diesel, implantação de estação meteorológica, cromatógrafos para MTBE, sistemas de analisadores para unidades de HDT e coque retardado, substituição de opacímetros, estruturação de procedimentos de manutenção, análise de falhas em analisadores de processo.

Participei de treinamento em manutenção de analisadores como: Monitoramento das Emissões em Efluentes Poluidores no IBP; inspeção do sistema da qualidade ISO-9000 na Petrobrás-REPLAN; monitoramento online da corrosão na Petrobrás-DEPIN; cromatógrafo Aplied Automation; analisadores Kajaani Kappa-i & Brite-i e Kajaani Alkali pela Metso; Medidor de Particulados Sick; Tituladores Applikon em Schiedam, Nederland, Holanda.

Visite a fanpage da ianaítica no Facebook

Contato.