Conteúdo Imperatriz

Curso Instrumentação Analítica

Imperatriz – 2011

Sergio Trindade

   Resumo – Conteúdo – Resultados – Seminários 

A rotina de trabalho de fábrica de um técnico de celulose inclui o contato com a instrumentação analítica, no papel de: usuário, auditor, mantenedor ou operador da planta. O trabalho conjunto com técnicos da manutenção e do laboratório, quando bem dirigido, pode levar a excelência na utilização estes equipamentos.

Uma visão geral sobre os sistemas de tratamento de águas e efluentes; analisadores para gases de combustão em fontes fixas e analisadores usados em fábricas de celulose e papel. O propósito é conhecer os fundamentos, a função, as partes e o funcionamento dos analisadores contínuos, com recomendações sobre a calibração e a manutenção.

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CONTEÚDO:

Sistemas de amostragem, analisadores de pH e condutividade eletrolítica, medidores da turbidez da água, analisadores de gases: oxigênio, monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio (NOx), enxofre total reduzido (TRS) e uma visão geral sobre analisadores usados na produção de celulose (alvura, consistência, álcali, kaapa).

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Metodologia:

O curso se resume à 8 encontros presenciais de 4 horas . O conteúdo é trabalhado de duas formas integradas: Aula Teórica e Atividade em Laboratório de Informática.

Os alunos utilizam um blog para acesso a conteúdo online. No laboratório de informática, os alunos acessam à conteúdo,  previamente estruturado, similar ao discutido em sala de aula. As atividades são realizadas com apoio mídias, ferramentas de busca, dos recursos de conexão e do trabalho em grupo.

 

Incorporação de ferramentas tecnológicas (TICs) e princípios da andragogia e da aprendizagem organizac

Ênfase na autonomia, iniciativa e participação como formato do aprendizado.ional na proposta de realização.

Em grupo, no laboratório os alunos fazem atividades de fixação, aprofundamento e construção de um trabalho de estudo técnico apresentado num seminário no final do processo.

 

       

Durante a realização do curso, os alunos fazem pesquisas e debates em grupo, resultando num trabalho coletivo onde os grupos pudem mostrar sua capacidade de pesquisa, produção de conhecimento e criatividade.

      

“Era cena comum no campus do IFMA, ver alunos acessando o blog, fora do período de aulas”. Esses são exemplos de acessos espontâneos ao conteúdo, para revisão, participação nas atividades, eles postam vídeos e comentários.O paradigma da sala de aula é expandido para o universo assíncrono da conexão via internet e participação, interagindo pelo blog.

   

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Veja também: 

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Aplicações com Sistemas de Analisadores Industriais; Sistemas de Amostragem e Condicionamento de Amostras; Serviços Associados à Operação do Analisador Industrial; Analisadores Contínuos para Águas; Analisadores Contínuos para Gases; Analisadores para Hidrocarbonetos.

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Prof. Sergio Trindade