Para que servem?

Qual a utilidade dos analisadores contínuos numa planta industrial?

Voltar para Dúvidas

Como o próprio nome indica, os analisadores contínuos são utilizados para medir continuamente grandezas físico-químicas, inseridos diretamente no processo industrial ou montados de forma extrativa, com um sistema de amostragem, de modo a propiciar um acompanhamento das variáveis automaticamente no menor tempo possível para prover ações de controle e registro de ocorrências. Podem ser necessários por motivos de economia de insumos e energia, melhoria da qualidade do produto ou para atender exigências de segurança e meio ambiente.

Os analisadores contínuos podem ser encontrados em plantas industriais, em aplicações de: Tratamento de água, efluentes e esgotos; caldeiras de geração de vapor; fornalhas de combustão; e em geral nos segmentos: petroquímicos; papel e celulose; siderúrgicos e metalúrgicos; químicos, farmacêuticos, bebidas, alimentos e outros.

VÍDEO: Tratamento D’água

Com o resultado das medições dos analisadores contínuos, muitos benefícios podem ser alcançados, agregando valor ao produto ou monitorando condições ambientais, de forma que os analisadores podem servir tanto para o monitoramento de efluentes industriais, com o objetivo de acompanhamento para atender exigências ambientais, quanto podem estar inseridos em malhas de controle, como por exemplo injeção de insumos químicos, tratamento de água, controle de combustão e etc.

Através da utilização de analisadores contínuos em processo com malhas de controle em automático, é possível estabelecer estratégias de automação para otimização de custos e da qualidade do produto final.

Veja também:

Aplicação de CEMS em Siderurgia

Para saber mais sobre o funcionamento dos analisadores clique aqui.

.

www.ianalitica.com.br