Soluções

Cursos online utilizando a metodologia de APRENDIZAGEM CONECTADA na Plataforma Ianalítica EAD.

Os analisadores industriais são cada vez mais utilizados na indústria de processos. O crescimento urbano e industrial estimula a necessidade do manejo dos recursos naturais, dos efluentes industriais e gera cobranças da sociedade por um aumento do rigor nas regulamentações ambientais. Controlar processos automaticamente com medições analíticas contínuas em tempo real contribui para eficiência operacional, economia de energia e aditivos químicos assim como para a melhoria da qualidade do produto. Contudo, operar analisadores contínuos em processos industriais demanda especialização técnica qualificada.

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros e Técnicos de laboratório, instrumentação, processo, projetos, manutenção e meio ambiente, com atividades ligadas, direta ou indiretamente aos analisadores industriais contínuos.

Inscreva-se abaixo na próxima turma do curso E-learning ou peça um orçamento para um treinamento In Company.

Inscrever   –    Orçamento

___________________________________________________________

Curso Instrumentação Analítica Industrial

Nas modernas industrias de processo, os analisadores industriais tem um importante papel nas medições contínuas da qualidade de produtos e efluentes, agregando valor pela melhoria das especificações, economizando energia e monitorando a poluição.

Durante o treinamento o aluno vai estudar os principais analisadores industriais para meios líquidos e gasosos, suas aplicações, princípios, tipos, características, dificuldades, recomendações de instalação e de manutenção e serviços associados à operação contínua.

EMENTA:

Aplicações com sistemas com analisadores industriais; Sistemas de amostragem e condicionamento de amostras;  Principais analisadores contínuos para águas (pH, condutividade, turbidez e outros); Principais analisadores contínuos para gases (oxigênio, CO, CO2, SO2 e outros). O escopo da grade curricular é modular e flexível, podendo ser adaptado conforme a necessidade do cliente.

_________________________________________________________________

Curso CEMS 

O monitoramento das emissões atmosféricas poluidoras de forma confiável, cada vez mais se tornará um desafio e um requisito de operação de uma planta industrial, no atendimento à regulamentação ambiental. Os sistemas de medição precisam ser confiáveis, representativos, exatos e rápidos, para apoiar sistemas de ações de controle e alerta.

Durante o treinamento o aluno vai estudar os instrumentos utilizados na medição contínua de gases e particulados em emissões industriais, discutindo suas aplicações, tipos, características, princípios, recomendações de instalação e de manutenção e serviços associados e conhecer as regulamentações aplicáveis ao monitoramento de emissões atmosféricas e os métodos indicados pelo USEPA.

EMENTA:

Visão geral sobre o monitoramento das emissões atmosféricas; Amostragem de gases de combustão; Sistemas de condicionamento de amostra para gases; Medidores de vazão de gases em dutos e chaminés; estimativa da umidade dos gases de combustão; Configuração de hardware do sistema de monitoramento; Tratamento de dados e cálculos de emissões; Métodos USEPA para emissões de gases e particulados; Fundamentos da medição de particulados; Medidores in situ de material particulado em emissões; Fundamentos da medição de gases por absorção; Medidores de CO e CO2; Fundamentos da fotoluminescência e quimiluminescência; Analisadores de SO2, TRS e NOx; Calibração e Manutenção em analisadores de gases e particulado; Principais regulamentos e normas aplicadas ao CEMS. 

O curso está estruturado num formato de palestras de treinamento técnico teórico com uma visão geral sobre aplicação de CEMS em fontes fixas de emissão por combustão.

____________________________________________________________

Curso Analisadores Contínuos para Águas

Os sistemas de tratamento de águas para fins de consumo humano ou industrial vem se modernizando, automatizando suas rotinas na medida que cresce a demanda, as pressões por regulamentação e o controle da qualidade.

Durante o treinamento o aluno vai estudar os analisadores utilizados na medição contínua das propriedades das águas e efluentes industriais e urbanos,  em sistemas de captação e tratamento.

EMENTA:

Principais sistemas de tratamento de água; Normas e regulamentações aplicáveis aos analisadores para águas; Tipos, características, princípios, recomendações de instalação e de manutenção dos analisadores utilizados em medição contínua de águas (pH, condutividade eletrolítica, turbidez, Oxigênio dissolvido, potencial redox, sílica, cloro e outros).

CONTATO:

.

www.ianalitica.com.br