Cursos Realizados

.

ninguem é tão pequeno

Agradeço às instituições, aos alunos e professores que confiaram na nossa proposta de  trabalho e dividiram conosco seu tempo, seu esforço e seu conhecimento.

Aprender e ensinar são dois lados de uma mesma moeda de valor compartilhado.

Depois de um longo período trabalhando em manutenção e projeto de instalação de analisadores industriais em grandes plantas dos setores de: refino de petróleo, petroquímica, fertilizantes, negro de fumo, siderurgia, mineração, celulose e atuação voluntária na Diretoria de Educação da ISA Espírito Santo, a Ianalítica Consultoria & Treinamento vem desenvolvendo treinamentos para profissionais envolvendo conceitos, seleção, especificação, instalação e manutenção de sistemas com analisadores industriais.

Contato.

Visite a fanpage da ianaítica no Facebook

________________________________________________

2015
Curso de Instrumentação Industrial Aplicado a Industria de Saneamento.

CESAN – Vitória/ES

Curso_Instumentação_Industrial_CESAN-compress

Curso Instrumentação CESAN

Este curso foi realizado nas dependências da empresa de águas do Espírito Santo – CESAN, em parceria com a ISA Espírito Santo e com o prof. Fernando Tadeu Rios Dias (CPM Engenharia) e teve como conteúdo fundamentos, seleção, instalação, funcionamento e manutenção da instrumentação industrial, medições de pressão, vazão, temperatura, nível, analisadores industriais e elementos finais de controle.

O conteúdo do curso foi definido através de uma reunião técnica inicial com a participação de supervisores e RH da CESAN, onde todo o currículo foi ajustado para aplicações em medições de tratamento de água e saneamento. Teve a participação de duas turmas com avaliações antes e depois do treinamento onde se constatou um grande avanço no conhecimento dos participantes.

_______________________________________________

2015
Multivix – Serra/ES

Palestra CEMS Multivix

Palestra CEMS Multivix

Participação como palestrante na semana de tecnologia promovida pela Faculdade Multivix, com o tema Tecnologias para o Monitoramento de emissões na Indústria. Participaram alunos dos cursos de engenharia e meio ambiente.

________________________________________________

2014
Curso Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

Vale S. A – Usinas de Pelotização do Porto de Tubarão/ES

Curso Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

Curso Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

Este treinamento foi realizado em parceria com a empresa Engezer, onde participaram profissionais que atuam em manutenção de sistemas de monitoramento de emissões.

Além do conteúdo do curso que fala sobre as principais tecnologias utilizadas em sistemas de amostragem e condicionamento de gases, no monitoramento de emissões, regulamentações, recomendações de instalação e estruturação da manutenção do sistema, tivemos a oportunidade de discutir com os participantes os principais desafios encontrados na manutenção dos sistemas de monitoramento em plantas de pelotização e oportunidades de melhorias.

________________________________________________

2014
Curso de Aplicação de Analisadores Industriais na Produção de Fertilizantes.

Petrobrás – FAFEN Aracajú/SE

Curso de Aplicação de Analisadores Industriais - FAFEN

Curso de Aplicação de Analisadores Industriais – FAFEN

Este treinamento foi realizado em parceria com a empresa JJ Inspeções e participaram profissionais de manutenção que atuam na planta de fertilizantes nitrogenados de Aracajú.

O conteúdo do curso visou dar uma visão geral sobre aplicação de analisadores na indústria e meio ambiente, abordando analisadores para tratamento de águas e análise de gases, assim como aplicações específicas em processos de síntese de amônia para fabricação de fertilizantes. Durante o treinamento além de discutirmos sobre as tecnologias usadas como cromatografia, FTIR, espectrômetro de massa e RAMAN, no encerramento foi feito um tour pela área de produção onde tivemos a oportunidade de verificar as instalações com analisadores instalados.

________________________________________________

2014
Curso de Instrumentação Industrial

ISA Espírito Santo/ES

Curso Instrumentação Industrial ISA Espírito Santo

Curso Instrumentação Industrial ISA Espírito Santo

Curso aberto à profissionais da região, realizado pela ISA-ES nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo, no município de Serra/ES, em parceria com o prof. Fernando Tadeu Rios Dias (CPM Engenharia).

Teve como conteúdo fundamentos, seleção, funcionamento, instalação e manutenção da instrumentação industrial, medições de pressão, vazão, temperatura, nível e elementos finais de controle.

________________________________________________

2013

Cursos Instrumentação Analítica ISA-ES

Aplicação de Analisadores industriais: Sistemas de Amostragem de condicionamento, analisadores para líquidos e gases.

Um curso rápido para uma visão geral sobre o funcionamento dos analisadores industriais, como mantê-los operando com melhor desempenho e menor custo.

Com a realização deste curso espera-se possibilitar aos participantes, conhecimentos básicos para instalar, operar e realizar intervenções e diagnósticos nos sistemas analíticos industriais

Programa:

Sistema de amostragem e condicionamento, Analisadores de Turbidez, pH e condutividade eletrolítica; analisadores de umidade, O2, CO, CO2, SO2 e NOx.

Saber +

__________________________________

Disciplina de Analisadores Industriais

Curso Técnico de Automação Industrial SENAI-ES

Duas turmas da disciplina de Analisadores Industriais na conclusão do curso de automação. além das aulas teóricas, foram realizadas diversas atividades presenciais e através de um blog com conteúdo de apoio, onde os alunos puderam revisar o conteúdo aprendido em sala de aula e postar comentários respondendo a questões diárias proposta pelo professor. Em sala de aula foram feitas atividades com questões orais, trabalhos em grupo e no final do curso os alunos apresentaram um seminário sobre analisadores industriais.

Saber +

_______________________________________

Desafio ISA Espírito Santo 2012

O Desafio ISA é uma proposta desafiadora e instigante que envolve a comunidade técnica de automação industrial numa maratona de atividades técnicas com a finalidade de avaliar a prática na aplicação de conhecimentos nas áreas de automação e instrumentação industrial. Segundo a ISA, o Desafio ISA-ES visa estimular nos estudantes de nível médio e superior o estudo de conceitos e tecnologias relacionadas à área de automação, instrumentação e controle de processos.

Saber +

_______________________________________

capa cems

2012

Curso Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões

Cabot

Curso In Company na unidade de São Bernardo da Cabot do Brasil.

Tivemos a oportunidade de discutir as principais tecnologias utilizadas atualmente no monitoramento de emissões, as regulamentações, as dificuldades na instalação do sistema e a estruturação da manutenção do sistema. O curso é realizado em quatro módulos, distribuídos em encontros de treinamento técnico teórico sobre Sistemas de Monitoramento Contínuo de Emissões, com uma visão geral sobre aplicação de CEMS em fontes fixas de emissão por combustão.

Saber +

__________________________________________

2011

Curso Kraft Imperatriz 2011

Disciplina de instrumentação analítica do Curso Técnico de Celulose IFMA/SENAI.

Conduzidos pelo Prof.: Sergio de Oliveira Trindade, pedagogo, especialista em manutenção de sistemas com analisadores industriais contínuos, e pela tutora Vanessa Alves, técnica em celulose pelo SENAI/Veracel.

A metodologia proposta nesta disciplina que utiliza os recursos conectivistas das Tecnologias da Informação e Comunicação aliada a um enfoque andragógico, despertou grande interesse pelos alunos e resultou numa grande participação nas atividades, no uso das ferramentas do aprendizado e na qualidade dos trabalhos apresentados no seminário técnico.

Para saber mais:

 Resumo: Descrição do curso, objetivo; Conteúdo: Metodologia, currículo; Resultados: Avaliações e comentários; Seminários: Apresentação dos trabalho coletivos; Imagens: Outras fotografias do evento (protegido).

      MUITO QUENTE_100_0228

O projeto é resultado de uma iniciativa de parceria público privada, envolvendo o IFMA, o SENAI e a empresa Suzano Papel e Celulose.

Objetivo do curso:

Realizar um treinamento técnico sobre analisadores industriais na cidade de Imperatriz-MA, para capacitar alunos do Curso Técnico de Celulose e Papel IFMA/SENAI, em sua função profissional.

Método:

Aulas teóricas, atividades desenvolvidas com utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), avaliações teóricas e organização em grupo de um seminário técnico.

Recursos:

Em função das informações do pedido e pré-requisitos estruturais e locais, foi feito um planejamento para realização de um curso com utilização de recursos de TIC. A carga horária da disciplina foi dividida em 50% em sala de aula, com discussões teóricas e debates, e uma segunda parte num laboratório de informática, onde os alunos utilizaram recursos de TIC através de conexão à internet, um blog específico do curso e mídias.

Participação:

Através de concurso os alunos foram submetidos a provas de matemática e português, nível médio onde foram selecionados 320 alunos, para serem divididos em 8 turmas.

     100_0263  100_0246

Resultados

Durante o processo de aprendizagem, as sete turmas fizeram resumos do conteúdo, pesquisa e leitura de documentos, debates temáticos e construíram 35 apresentações para um seminário técnico. O fluxo de acessos ao blog atingiu várias vezes valores de mais de mais de 3000 entradas por dia. O desempenho alcançado foi melhor do que o esperado, com um resultado médio de 80%. após a etapa teórica do curso os alunos cumpriram um cronograma de estágios em plantas de fabricação de celulose e papel do sudeste.

Saber +

_______________________________________________

2010

Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

In-Company: PENSALAB

Objetivos do curso:

Conhecer os principais parâmetros de monitoramento de emissões; Entender o funcionamento dos analisadores de gases utilizados em CEMS; Orientar para a manutenção dos analisadores.

Conteúdo:

Monitoramento das Emissões; Medidores de Particulados e Amostragem de Gases; Analise das Emissões Gasosas em Chaminé; Manutenção e Certificação de CEMS.

Data: de 04, 05 e 06 de agosto de 2010

Local: São Paulo

 

____________________________________________________.

Aperfeiçoamento de Instrumentistas Suzano

Instrumentação Analítica

SENAI/CETIND – Suzano Papel e Celulose

Princípio de funcionamento, manutenção e calibração de Analisadores Industriais Contínuos e Sistemas de Amostragem.

Local: Itabatã – BA; Data: de 05/04/2010 até 15/04/2010

  

     

      

____________________________________________________

Aplicações com Analisadores Contínuos em Processos Industriais

Local: São Paulo; Data: 28 e 29 de janeiro

PENSALAB

Visão Geral em Sistemas com Analisadores Contínuos em Tratamento de Água e Efluentes; Processo Kraft de Fabricação de Papel e Celulose; Refinarias de Petróleo e Sistemas de Amostragem.

                      

_______________________________________.

2009

Curso Instrumentação Analítica para Processos Kraft

Local: Eunápolis-BA; parceria FIEB/SENAI/CETIND/VERACEL.

  • Turmas 1,2 e 3: de 02/03 a 24/03 de 2009
  • Turma 4: de 15 a 25 de julho de 2009
  • Turma 5: de 10 a 20 de agoto de 2009

  

 

______________________________________________

2008

Curso Básico de Instrumentação Analítica Industrial

Local: Vitória-ES; parceria SENAI-FINDES

Data: de 15 a 26 de setembro de 2008

           

 

Contato.

www.ianalitica.com.br