Livros

LIVORS VERDE-TRNSPPublicações sobre Automação, Instrumentação e Analisadores Industriais.

 

AUTOMAÇÃO

Automação Industrial: Autor: Ferdinando Natale. Na décima edição, o livro foi totalmente reestruturado e atualizado, inclusive no que se refere à linguagem, que passa a ser normalizada, eliminando a necessidade de praticar neste ou naquele equipamento de fabricantes diferentes.

Automação Industrial Na Prática: Autor: Frank Lamb. Automação industrial na prática é um guia de referência de conceitos, terminologia e aplicações. Complementado por gráficos, imagens, exemplos de aplicação e dicas, este é um guia valioso tanto para estudantes de automação quanto para profissionais em busca de aperfeiçoamento.

Automação Industrial PLC: Teoria e Aplicações – Curso Básico: Autor: Francesco Prudente . Esta segunda edição da presente obra, traz atualizações e aplicações práticas com o objetivo de atender às necessidades do mercado, que não para de evoluir. Essencial para profissionais do setor de automação industrial, a obra é recomendada também a estudantes de cursos técnicos e universitários por seu caráter objetivo e didático.

Automação Industrial: Controle do Movimento e Processos Contínuos: Autor: Alexandre Capelli. A praticidade e a objetividade são as características essenciais desta obra que analisa os principais equipamentos e sistemas da automação industrial e ensina estudantes de engenharia, tecnologia, integradores e profissionais de aplicação e de desenvolvimento a integrar, dimensionar e até projetar pequenas plantas fabris.

Redes Sem Fio para Automação Industrial: Autores: Alexandre Baratella Lugli e Max Mauro Dias Santos. Traz exemplos de aplicação de redes sem fio em indústrias de processamento e manufatura, bem como exercícios eficazes para a prática.

Redes Industriais para Automação Industrial: AS-I, Profibus e Profinet: Trata-se de uma obra destinada a técnicos, tecnólogos e engenheiros já atuantes ou em fase de estudo inicial em sistemas de automação e controle industrial, com ênfase em redes industriais. São apresentadas técnicas para resolução de problemas envolvendo redes industriais sobre os protocolos AS-I, PROFIBUS, PROFINET e suas versões.

___________________________

INSTRUMENTAÇÃO

Fundamentos De Instrumentação Industrial E Controle De Processos: Autor: William C. Dunn. Escritos de maneira clara e logicamente organizada, os capítulos contêm problemas reais, exemplos e ilustrações que desafiam os alunos a pensar e aplicar o conhecimento adquirido. É a combinação perfeita entre a teoria e a prática adquirida no chão de fábrica.

Instrumentação de Processos Industriais – Princípios e Aplicações: Autor: Claiton Moro Franchi. Elaborada com vistas a atender às necessidades de técnicos, tecnólogos e engenheiros dos segmentos de Automação, Elétrica, Mecatrônica, Controle de Processos e Instrumentação.

Sensores e Sistemas de Controle Na Indústria – 2ª Ed.: Autor: Sabrie Soloman. Projetar bem um sistema que incorpore tecnologia de sensores e controles é primordial na nova filosofia produtiva. Mais do que apenas implementação de novas tecnologias, um sistema de sensoriamento e controle avançados é uma estratégia a longo prazo que permite a todos os elementos da produção atuar de forma integrada para alcançar as metas do negócio. Esse é um desafio para o qual Sensores e Sistemas de Controle na Indústria oferece conteúdo consistente e acessível.

Metrologia – Conceitos e Práticas de Instrumentação: Autor: Francisco Adval de Lira. A preocupação principal na elaboração deste livro foi abranger as necessidades dos alunos quanto ao conhecimento dos diversos instrumentos e das formas de fazer medidas.

Instrumentação Inteligente: Princípios e Aplicações: Autor: Manabendra Bhuyan. Esta obra fornece um recurso sobre as bases científicas a partir das quais se pode coordenar e avançar nesse campo de conhecimento.

Controle de Processos Industriais: Princípios e Aplicações: Autor: Autor: Claiton Moro Franchi. Este livro objetiva fornecer uma visão prática, apresentando os conceitos de controle de processos, associando-os com instrumentação e aspectos de implementação. Também são apresentados sistemas de primeira ordem, controlador PID, sintonia de controladores, introdução a técnicas de controle avançado e malhas de processos industriais. No final de cada capítulo, a obra traz um conjunto de exercícios.

___________________________

ANALISADORES INDUSTRIAIS

Fundamentos De Química Analítica: tradução da 9a edição norte americana. Autores: Douglas A. Skoog, Stanley R. Crouch, Donald M. West. Este livro aborda aspectos tanto fundamentais quanto práticos da análise química. Há, ainda, inúmeros tópicos atuais, tais como espectrometria de absorção atômica e de massa molecular, fracionamento em fluxo tangencial e cromatografia quiral, além de uma revisão de muitos tratamentos do passado para incorporar instrumentação e técnicas modernas.

Chemical Instrumentation: Autor: Richard P. Wayne. Experimentos químicos modernos dependem fortemente de instrumentação eletrônica; algumas técnicas de uso comum devem sua existência à eletrônica. No entanto pessoas não graduadas em Química, muitas vezes têm apenas o entendimento mais rudimentar do caminho em que a eletrônica e disciplinas afins têm fornecido ferramentas poderosas que permitem a experimentação criativa a ser realizada. Este livro pretende fornecer uma compreensão de algumas das técnicas básicas que são aproveitadas em benefício dos químicos.

Techniques And Practice Of Chromatography: Autor: SCOTT, RAYMOND P. W. Este trabalho introduz cientistas de todas as disciplinas para o processo cromatográfica e como ele funciona. Os princípios básicos de separação cromatográfica.

Métodos Instrumentais de Análise Química Vol. 1 e 2: Autor: Galen Wood Ewing. O objetivo deste livro é fornecer um panorama dos instrumenros analíticos modernos e técnicas, e apresentar teoria sufuciente para sua compreensão. Coloca-se ênfase possobilidades e limitações inerentes aos vários métodos.

Atomic Absorption Spectrometry: Autor: HASWELL, S.J. Espectroscopia de absorção atômica é agora uma técnica bem estabelecida para a determinação de traços de elementos que cobrem uma vasta gama de tipos de analitos. A teoria e instrumentação nos primeiros capítulos incorpora as tendências recentes na concepção instrumental e metodológica, em particular aqueles associados com técnicas eletrotérmicas e correção de fundo. O principal impulso do livro é representado por capítulos 14 aplicativos que dão uma extensa revisão bem referenciados do uso prático da técnica escrito por especialistas vindos de suas próprias áreas de especialidade. Estes incluem a determinação de elementos traço em áreas tão diversas como a análise industrial ambiental e química.

Process Analyzer Sample Conditioning System Techno: Autor: SHERMAN, ROBERT E. Um sistema de condicionamento de amostras extrai uma amostra flui continuamente, filtra-la, reduz a temperatura e a pressão do fluxo, e oferece a amostra para o analisador. Este livro discute o equipamento que é necessário a fim de preparar amostras do processo a ser da mesma qualidade como material de calibração para o analisador. O leitor também vai descobrir como selecionar a combinação componente adequada para realizar o condicionamento de amostras, conforme necessário.

Analysis Of Solids In Natural Waters: Autor: CROMPTON, THOMAS R. A presença de substâncias orgânicas e inorgânicas tóxicos em rios e sedimentos oceânicos é, em parte devido à poluição feita pelo homem. Seu monitoramento por análise química de, estuarinos e sedimentos fluviais oceânicas ou de organismos vivos nos respectivos ecossistemas são de extrema importância. O objetivo deste livro é fornecer o químico com todas as informações disponíveis para o rápido desenvolvimento e controlo da correta execução desses métodos de análise.

Instrumentation Reference Book: Autor: Walt Boyes. Esta 4a edição do Livro abraça a equipamentos e sistemas utilizados para detectar, os dados rastrear e armazenar relacionadas com propriedades elétricas, térmicas e mecânicas dos materiais, sistemas e operações físicas, químicas (2009).

Modern Sensor Handbook: Autores: Pavel Ripka; Alois Tipek; John Wiley & Sons. Sensores modernos que trabalham em novos princípios e / ou utilizando novos materiais e tecnologias são mais precisos, mais rápidos, menores, consomem menos energia e são mais baratos. Este tipo de informação é muito difícil de adquirir a partir de fontes existentes, uma situação deste livro pretende abordar, fornecendo cobertura detalhada sobre este tema.
De acordo com seu tema prática, a discussão concentra-se em tipos de sensores utilizados ou que tenham potencial para serem utilizados em aplicações industriais.

Analysis of Substances in the Gaseous Phase: Autores:E. Smolkova-Keulemansova, L. Feltl. O presente volume fornece uma descrição abrangente do estado-da-arte e de possibilidades futuras na análise de substâncias gasosas. Nos capítulos individuais os seguintes temas foram discutidos; a base teórica para os métodos, uma descrição da instrumentação e as medidas necessárias em análises reais e um esboço das principais áreas em que cada método pode ser empregado. É dada especial atenção aos métodos eletroquímicos e espectroscópicos modernos, e métodos baseados em uma série de princípios físicos. cromatografia em fase gasosa é discutido em maior detalhe por causa da sua posição especialmente importante em química analítica moderna.

Handbook of Water Analysis: Editado por Leo M.L. Nollet,Leen S. P. De Gelder. Este trabalho detalhes amostragem de água e métodos de preservação, enumerando as diferentes maneiras de medir características radiológicas física, química, organoléptico e. Ele fornece descrições passo-a-passo de separação, determinação do resíduo, e as técnicas de limpeza para uma variedade de água doce e salgada-águas. Também discute informações sobre a análise e a detecção de bactérias e algas.

Automatic Methods of Analysis: autores: M. Valcárcel; M.D. Luque de Castro. A primeira parte do livro começa com os princípios básicos por trás da automação de processos de laboratório e, em seguida, descreve os sistemas automáticos de amostragem e tratamento de amostra. (1988)

On-Line Process Analyzers: Autor: Gary D. Nichols. Um manual prático para a concepção, implementação e manutenção de analisadores de processo on-line. Isto de nível planta, livro de resolução de problemas abrange todas as etapas do processo de instrumentação – seleção de componentes, design e engenharia de analisadores, a instalação da instrumentação, operação e manutenção do sistema. Descreve os métodos fundamentais de análise mais utilizados nas indústrias transformadoras químicas e afins, os métodos derivados comuns, sistemas de amostragem, e os aspectos práticos da gestão de projetos para o projeto analisador e implementação. (1988)

Analytical Instrumentation: Autor: Bela G. Liptak. Instrumentação Analítica examina analisadores de detecção dos poluentes e outras substâncias perigosas, incluindo monóxido de carbono, cloro, flúor, sulfeto de hidrogênio, mercúrio e fósforo. Também aborda os procedimentos de seleção, de aplicação e de amostragem (1994).

Instrument Engineers’ Handbook, Fourth Edition, Volume One: Process Measurement and Analysis. Bela G. Liptak. Insuperável em sua cobertura, usabilidade e autoridade desde sua primeira publicação em 1969, Handbook os três volumes Instrumento Engenheiros continua a ser a principal referência para os engenheiros de instrumentos de todo o mundo. Ele ajuda os usuários a selecionar e implementar centenas de instrumentos de medição e controle e dispositivos de análise e projetar os sistemas de controle de processo mais rentáveis que otimizam a produção e maximizar a segurança. (1969)

Continuous Emission Monitoring, second edition: Autor: James A. Jahnke. “Monitorização contínua da emissão, segunda edição é uma fonte de informações sobre as últimas questões técnicas e regulamentares que estão a afetar a concepção, aplicação e certificação de sistemas de CEM. Ele fornece uma discussão de sistemas de CEM, como eles funcionam, suas vantagens e desvantagens, e os requisitos regulamentares que regem o seu funcionamento. igualmente adequado para um engenheiro ambiental em uma agência de planta ou controle, um usuário CEM, ou um inspetor / auditor, este livro faz com que seja possível avaliar as características de funcionamento de sistemas comerciais e avaliá-los para uma aplicação específica. (2000).

Online Dissolved Oxygen Analyzers for Wastewater Treatment Applications Performance Evaluation Report. Editado por Instrumentation Testing Association. (2003)

Gas chromatographs as industrial process analysers: Autor: D. J. Huskins (1977)

General Handbook of On-Line Process Analysers, Volume 1: Autor: D. J. Huskins (1981)

Quality measuring instruments in on-line process analysis: Autor: D. J. Huskins (1982)

Systems Analysis For Water Technology: Autor: GUJER, WILLI

                       __________________________

ARTIGOS COLOR  Veja também os artigos publicados no site Ianalítica

___________________________

.

Facebook Visite a fanpage da ianaítica no Facebook

___________________________

.

cadastro  PREENCHA O FORMULÁRIO DE CADASTRO com sua informações, para ganhar um cupom de desconto em cursos E-Learning programados, que será enviado diretamente para seu email.

               ___________________________

www.ianalitica.com.br