ANALISES IMPORTANTES NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

História

Conteúdo Tipos Processo Qualidade Análise

Força da cerveja

É a medida do teor de álcool em volume, expresso como uma percentagem, isto é, o número de ml de álcool absoluto em 100 ml de cerveja.

O método mais preciso para determinar a força de uma cerveja seria a de tomar uma quantidade de cerveja e destilar um espírito que contém todo o álcool que estava na cerveja. O teor de álcool do espírito pode então ser medida usando um hidrômetro e tabelas de densidade de misturas de álcool e água. Um simples cálculo iria então produzir a força da cerveja. Este método é preciso, mas é tempo, energia e consumo de cerveja. (wikipedia).

____________________________

Densidade

O método mais comum de medição da densidade de um líquido é com um densímetro. A escala comum é o da gravidade específica (SG); isto é, a densidade de um líquido em relação à densidade da água pura (a uma temperatura padrão). A gravidade específica também pode ser medida por um picnómetro ou oscilante tubo em U medidor electrónico. A água tem uma SG de 1.000, álcool absoluto tem uma SG de 0,789.

A densidade do mosto depende do teor de açúcar no mosto, o açúcar mais quanto maior for a densidade. A cerveja fermentada terá um pouco de açúcar residual que vai elevar o SG, o teor de álcool irá diminuir o SG. A diferença entre a densidade de o mosto antes da fermentação e o GE da cerveja após a fermentação dá uma indicação da quantidade de açúcar foi convertido em álcool pela levedura. (wikipedia)

____________________________

Espectrometria

O primeiro atributo sobre o qual uma cerveja é julgada pelos consumidores (ou potenciais consumidores) é sua aparência. Os principais aspectos da aparência de uma cerveja são: textura e retenção; Claridade e turbidez; Cor.

Falando da cor. A capacidade de um cervejeiro para prever e controlar a cor da cerveja é importante para o sucesso do seu produto para um número de razões. Os consumidores têm condicionados a associar-se, às vezes erroneamente, cor de cerveja com determinados perfis de sabor. Nas competições de amadores e profissionais, cervejas são julgadas contra um conjunto de critérios estabelecidos por seus estilos particulares, e um desses critérios é cor. A cor da cerveja define algumas expectativas em relação ao outro de seus atributos sensoriais.

A Cerveja atualmente é avaliada de acordo com duas escalas: o método de referência padrão (SRM1), principalmente na América do Norte e no restante do mundo, a Convenção Europeia de Brewing (EBC). Ambos são baseados em espectrofotometria, usando a absorbância (em relação a de uma célula em branco com água destilada) de uma amostra da cerveja ou mosto no comprimento de onda de 430 nanômetros. As duas escalas diferem principalmente no comprimento do percurso: cor SRM baseia-se (depois de considerar os fatores multiplicativos) em um comprimento de caminho eficaz de 5 polegadas, enquanto a cor da EBC é baseada em um comprimento de caminho eficaz de 25 centímetros.

“Graus Lovibond” ou “° L” escala é uma medida da cor de uma substância, geralmente cerveja, uísque, ou açúcar soluções. A determinação dos graus Lovibond tem lugar por comparação da cor da matéria a uma série de lâminas de vidro âmbar a castanha, geralmente por um colorímetro. A escala foi inventada por Joseph Williams Lovibond. [1] O Método Padrão de Referência (SRM) e da Convenção Europeia Brewery (EBC) métodos têm substituído em grande parte dele, com o SRM dando resultados aproximadamente iguais ao ° L. (wikipedia)

_____________________________

Sistemas automatizados combinados

Os sistemas simples trabalham com blocos de dados de ajuste para cada tipo de cerveja, sistemas high-end são independentes da matriz e dão resultados corretos para a força por exemplo, o álcool, o teor de extrato, pH, cor, turbidez, CO2 e O2, sem qualquer calibração específica do produto.

Medição degradação oxidativa: A deterioração oxidativa de cerveja pode ser medida pelo modo de quimiluminescência ou por ressonância de spin electrónico. Existem sistemas automatizados para determinar o tempo de atraso de cerveja relacionada com a capacidade antioxidante para resistir a deterioração oxidativa de sabores.

san_plus-tecnilab

Acima o analisador robotizado para análise de mosto em laboratório, fcabricado pela SKALAR e distribuído pela Tecnilab. Segundo o fabricante o equipamento é capaz de analisar 20 parâmetros.

beer analyzer kioto wba505b

Acima o analisador automático de laboratório Kioto wba505B

O analisador Kioto determina a densidade por refração da luz e calcula vários parâmetros como teor de álcool, extratos e fermentação.

 luminar nir analyzer brimrose  aotf

Acima analisador NIR Luminar da Brimrose. Fonte: Direct Industry

Segundo o fabricante, o analisador Luminar é um espectrômetro NIR com sensor de tecnologia AOTF e cálculos por quimiometria.

viscosimetro

Acima viscosímetro Lovis 2000M da Anton Paar

Segundo o fabricante, o viscosímetro Lovis 2000 funciona pelo principio da lei de Höppler, com o decaimento de uma esfera.

Carbo Inline

Acima o analisador Carbo Inline para CO2 fabricado pela Anton Paar

Segundo o fabricante, o analisador para instalação online, Carbo Inline tem um ciclo de medição de 15 sec, livre de interferências, saída 4-20mA e Profibus.

pba-b

Acima analisador PBA-B da Anton Paar

Segundo o fabricante o analisador PBA-B analisa teor de álcool, estratos, CO2 e outros parâmetros de qualidade da cerveja. É uma combinação de densímetro com medidor de álcool e CO2, podendo opcionalmente trabalhar com medidor de cor por absorção, turbidez, OD e pH.

medidor de extrato

Medidor contínuo de extrato online fabricado pela Anton Paar

Segundo o fabricante o analisador uma cuba de filtração para medição do extrato, utiliza um sensor de velocidade do som e um densímetro.

monitor de mosto

Monitor de Mosto fabricado pela Anton Paar

Segundo o fabricante o monitor de mosto em linha funciona pelo princípio de medição da velocidade do som.

ana extrato online

Analisador online de extrato fabricado pela Anton Paar

Segundo o fabricante o analisador online de extrato mede CO2, teor de álcool, pode ser usado em diversas etapas do processo cervejeiro.

Cobrix

Analisador de bebidas Cobrix fabricado pela Anton Paar

Segundo o Fabricante o analisador Cobrix trabalha com 5 partes: unidade de avaliação, medidor de densidade por velocidade do som, sensor inteligente de Carbonato e bomba de processo. Pode medir densidade oBrix, CO2, álcool, açúcar invertido e outros parâmetros.

 haze  ana paticula

Analisador Haze Control/DTF16, fabricado pela Optek

Segundo o fabricante o analisador Haze Control realiza uma medição dupla do espalhamento da luz, pode ser utilizado para medição da turbidez (EBC) e da cor. A medição frontal a 11º possibilita detectar partículas de fermento e correlacionado aos sólidos dissolvidos.

pH paar

Medidor de pH com célula de alta pressão para medição de álcool em amostra de cerveja carbonizada da Anton Paar.

pH digimed

Acima analisador de Oxigênio Dissolvido para cerveja, fabricado pela Digimed.

Segundo o fabricante o analisador possui termocempensador, tem saída 4-20mA, Hart, RS485, Modbus e Profibus., possui controle ON/OFF PWM, faixa de 0-60mg/l de O2.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe nossa página no Facebook.

www.facebook.com/ianalitica/

Por: Sergio de Oliveira Trindade

_______________________________

A ianalítica Consultoria & Treinamento realiza o curso Instrumentação Analítica Industrial onde o participante vai estudar analisadores para águas e gases.

____________________________

www.ianalitica.com.br