APLICAÇÃO DE ANALISADORES EM PROCESSO CERVEJEIRO

História

Conteúdo Tipos Processo Qualidade Análise

cerveja1

A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool.

Neste artigo sobre a aplicação de analisadores no processo de fabricação de cerveja vamos abordar vários blocos, disponibilizadas em páginas independentes, acessíveis pelo menu superior do início desta página.

O blocos abordados são:

A História da Cerveja.

O homem conheceu o processo de fermentação há mais de 10.000 anos, provavelmente devido ao contato da água com cereal que posteriormente sofreu fermentação, gerando álcool.

O Conteúdo da Cerveja.

Antigamente o processo de fabricação da cerveja era moldado na experiência e tradição do cervejeiro. Esta história tomou outro rumo a partir do século XIX, pois a ciência e a técnica tornaram-se fundamentais para o produtor de cerveja. Louis Pasteur, cientista francês, descobriu microorganismos responsáveis pela deterioração do produto e que poderiam estar no ar, na água e nos equipamentos

Os Tipos de Cerveja.

Há várias as maneiras de classificar uma cerveja. Pode ser pela fermentação (alta, baixa ou espontânea), pela cor (clara ou escura), pelo teor alcoólico (sem álcool, de baixo, médio ou alto teor alcoólico), pelo extrato primitivo (fracas, normais, extras e fortes) e pelo teor de extrato (baixo, médio, extra ou alto).

O Processo Cervejeiro.

Em qualquer processo biotecnológico industrial, o elemento principal é o reator, pois neles podemos obter as transformações desejadas, devidamente controladas. De todo o processo de fabricação da cerveja, a limpeza e a sanitização são de longe as etapas mais importantes.

A Qualidade da Cerveja.

A qualidade da cerveja está associada não somente à total satisfação do consumidor, mas também aos seus atributos intrínsecos. Portanto, a qualidade da cerveja depende diretamente da qualidade das matérias-primas. Interferem na qualidade da cerveja: composição química da água, tipo de malte, variedade, quantidade, forma e pontos de adição de lúpulo, entre outros.

Analisando a Cerveja.

Na fabricação artesanal os instrumentos mais usados são o termômetro e um densímetro, no entanto na fabricação industrial são usados analisadores especiais para atestar a qualidade do mosto, extrato e outros, além de densímetros, viscosímetros e pHmetros instalados online.

______________________________

Respeitando as fontes originais, o conteúdo deste artigo, disposto em todas as páginas sobre o processo cervejeiro, é fruto de uma pesquisa, cujas referências estão dispostas abaixo:

BIBLIOGRAFIA

  1. PRODUÇÃO DE CERVEJA, Luiz Carlos Scharf Junior, Narriman de Siqueira, Ricardo José de Araujo
  2. BREJA DO BREDA: http://brejadobreda.blogspot.com.br/2013/05/maltear-ou-torrar-eis-questao.html
  3. A BREJA COMO ELA É: https://abrejacomoelae.wordpress.com/category/o-que-e-cerveja/
  4. INDÚSTRIA CERVEJEIRA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS. Bruna Augusto Marques e Daniela Laudino Frederico
  5. SPECTROPHOTOMETRIC ANALYSIS OF BEER AND WORT. J A Stephen Viggiano
  6. Cervejas e refrigerantes. Mateus Sales dos Santos e Flávio de Miranda Ribeiro. CETESB
  7. ANÁLISE DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO INDUSTRIAL DE CERVEJA. Rafaela Ribeiro Evangelista. Faculdade de Tecnologia de Araçatuba.
  8. CONDADO DA CERVEJA – A importância do Software Cervejeiro. http://www.condadodacerveja.com.br/
  9. http://www.bierland.com.br/index.php

Para saber mais sobre medição de pH visite o post CONCEITOS BÁSICOS SOBRE pH

Para saber mais sobre qualidade da água e conhecer outros analisadores utilizados no seu tratamento, acesse QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL.

Para saber mais sobre calibrações visite o post METROLOGIA QUÍMICA.

Se você gostou deste post curta a nossa página, compartilhe e registre-se no nosso site para receber as nossas atualizações.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe nossa página no Facebook.

www.facebook.com/ianalitica/

Por: Sergio de Oliveira Trindade

_______________________________

A ianalítica Consultoria & Treinamento realiza o curso Instrumentação Analítica Industrial onde o participante vai estudar analisadores para águas e gases.

____________________________

www.ianalitica.com.br

Aprendizagem Conectada

Tags: , , , , , , , , ,

Redes

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Trackbacks/Pingbacks

  1. RETROSPECTIVA IANALÍTICA 2016 | ianalítica - 28 de abril de 2017

    […] APLICAÇÃO DE ANALISADORES EM PROCESSO CERVEJEIRO […]

    View Comment

Deixe uma resposta