Gases e Particulados

.

Emissões

Aquecimento – Carbono – Monitoramento .

.

Entenda como funciona um Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões. Saiba quais são as partes do sistema e os requisitos de performance de operação. Conheça os cuidados recomendados para manutenção do CEMS. Compartilhe sua experiência nas aulas presenciais..

Veja aqui mais informações sobre o curso.

.

.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Wj7uvJ3ZQwk]

__________________________________________________

A Utilização de Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões

Os sistemas que monitoram continuamente as emissões atmosféricas industriais, conhecidos pela sigla CEMS (Continuous Emission Monitoring System) são usados tradicionalmente para medir principalmente os níveis de dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, e gás carbônico liberados na atmosfera de instalações que queimam combustíveis fósseis…

Sergio de Oliveira Trindade

instruanali@yahoo.com.b

Clique aqui para ver o artigo na íntegra.

_______________________________________________

Aquecimento Global

“O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera”.

. . .

Clique aqui para ver mais sobre este assunto

______________________________________

Ciclo do Carbono na Natureza

No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico.

. .

Clique aqui para ver mais sobre este assunto.

__________________________________________________

Monitoramento das Emissões

Fontes fixas; combustão; sistemas de monitoramento.

.

.

.

Clique aqui para ver mais sobre este assunto.

_______________________________________________

Rios Voadores:

Um rio gigante, que muitas vezes chega a carregar mais água do que o Rio São Francisco, faz um voo periódico da Amazônia para a Região Sudeste, com a ajuda da floresta. Essa é a principal descoberta da Expedição Rios Voadores, colocada em prática pelo aviador Gérard Moss, que desde 2003 cruza os céus do país coletando amostras de nuvens.

.A atmosfera é uma camada espessa de gases contendo líquidos, vapores e partículas em suspensão, que envolvem completamente a terra, formando um sistema ambiental integrado de aproximadamente 30 km de espessura.

A percepção dos distúrbios de aquecimento global, descongelamento das calotas polares e mudanças climáticas, é um fenômeno recente relacionado pelo crescimento demográfico, tecnológico e industrial. Além das emissões naturais por vulcões, tempestades e degradação de matéria orgânica, a humanidade, principalmente após a revolução industrial a partir do séc. XIX, se intensificando no séc. XX, tem contribuído no processo de poluição atmosférica pela queima de combustíveis fósseis e pela prática de queimadas.

Os poluentes atmosféricos se concentram principalmente em camadas de baixa altitude da atmosfera, chamada de troposfera, onde também se concentram o dióxido de carbono, o monóxido de carbono, o metano e o ozônio, que desempenham um papel fundamental no equilíbrio térmico do planeta.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DsmEwqfrRR0&feature=related]

.

Sobrevôo da Amazôna, queimada em Mato Gross. Gerard Moss, projeto Rios Voador.

A modernização dos equipamentos industriais responsáveis às emissões gasosas está ligada a fatores de produtividade e às regulamentações de controle e monitoramento das emissões, que amarram o licenciamento ambiental das unidades fabris a índices limites de poluição e impacto ambiental. Instituições como EPA nos Estados Unidos e CONAMA no Brasil são os órgãos responsáveis por estas regulamentações.

O desenvolvimento de tecnologias de medição e controle de emissões gasosas tem sido fundamental para a proteção do meio ambiente. A evolução destas tecnologias propiciam o acompanhamento da performance dos equipamentos, implementar melhorias no tratamento das emissões de gases poluidores relacionados ao efeito estufa e  permitem ainda reduzir os custos dos sistemas de monitoramento ao mesmo tempo em que vem aumentando a durabilidade, a precisão e a robustez dos equipamentos de medição.

____________________________________________________

A Poluição das Queimadas:

Com relação ao efeito estufa, no Brasil esta é a principal fonte de emissão atmosférica. O foco está localizado nos estados do Pará, amazonas e Tocatins..

amazonia

tropical-rainforest_BR

greenpeace-20080810_amazon2_0112

Queimada na Amazônia.

Maraoluar: Mata Atlântica.

Queimada. Redemocoronga: Para onde vai a Amazônia.

……………………………………..

Veja Também:

___________________________________________________

Emissões Atmosféricas – Carbono – Monitoramento – Aquecimento

Respeite a autoria indicando sempre a origem do conteúdo

www.ianalitica.wordpress.com