ELETROANALITICA – 2

Aplicação da Eletroanalítica em Análises Químicas na Indústria. 

SEGUNDA PARTE.
eletroanalítica

Voltametria Cíclica

Uma visão geral sobre as técnicas eletroanalíticas utilizadas nas industriais em laboratório e online, em análises de águas, efluentes e em processos petroquímicos, farmacêuticos, alimentos e bebidas, de celulose e outros.

Nesta SEGUNDA PARTE do artigo vamos falar sobre: tipos de análises e métodos eletroquímicos; medições de pH, condutividade, eletrogravimetria, titulação, voltametria, amperometria e coulometria. Você vai ter uma visão geral do conteúdo do curso Fundamentos da Instrumentação Eletroanalítica.

Início Condutividade Potenciometria Voltametria Eletrolíticos

Conforme falado na PRIMEIRA PARTE deste artigo sobre aplicação da eletroanalítica na indústria, as técnicas eletroquímicas conseguem com baixo custo ser poderosas e versáteis, oferecem alta sensibilidade, exatidão e precisão, bem como uma ampla faixa linear dinâmica.

O vídeo acima fala sobre o uso da eletroquímica no seu dia a dia.

Estes temas serão abordados em maior profundidade no curso FUNDAMENTOS DA INSTRUMENTAÇÃO ELETRONALÍTICA.

Tipos de Análises Eletroanalíticas

Normalmente as técnicas de análises eletroanalíticas utilizam um instrumental mais simples se comparado com técnicas espectroscópicas e cromatográficas, portanto são de custo e manutenção menos onerosa do que os demais analisadores, no entanto há de se ressaltar a necessidade de intervenções frequentes para calibração e limpeza de eletrodos. As medições eletroanalíticas se caracterizam por ter um limite de detecção baixo, portanto são indicadas para baixas concentrações.

Métodos Eletroanalíticos.

Os métodos eletroanalíticos se dividem entre métodos interfaciais (estáticos e dinâmicos) e métodos não interfaciais (condutometria).

Um método interfacial estático bem conhecido é a medição potenciométrica do pH. Entre os métodos interfaciais dinâmicos estão a voltametria, amperometria, eletrogravimetria, coulometria a potencial constante e a titulação coulométrica.

As medições eletroanalíticas são realizadas na sua maioria pelo contato direto entre o elemento sensor e a solução do analito, em células eletroquímicas que podem ser galvânicas (gera potencial elétrico ou eletrolíticas (polarizadas externamente).

O elemento sensor pode ser definido como uma ferramenta que detecta ou mede uma propriedade física, indica ou responde a ele. Sua função é medir as cargas no seu potencial estático, ou de forma dinâmica pelo deslocamento iônico na solução.

A figura acima mostra um sensor eletroquímico galvânico de gás sulfídrico (H2S)

Existem três tipos de sensores; sensores químicos, sensores físicos e biossensores. Os sensores físicos estão preocupados com a medição de quantidades físicas, tais como temperatura e pressão.

Um sensor químico é um dispositivo, que responde a uma substância especial de uma forma seletiva através da reação química e pode ser usado para a determinação qualitativa ou quantitativa da substância a analisar. Pode ser descrito como elemento de transdução coberto com camada química ou de reconhecimento. Esta camada interage com a substância-alvo e as alterações químicas resultantes desta interação são traduzidas pelo elemento de transdução para o sinal elétrico.

Numa planta industrial de modo geral os tipos de analisadores que mais predominam, fazem o serviço das medições de pH e de condutividade, que são utilizadas tanto no tratamento de água potável, desmineralização de água para caldeira, como no tratamento de efluentes, além e algumas aplicações no processo que variam de acordo com o segmento industrial. Contudo há ainda uma grande variedade de analisadores dentro do estudo potenciometria, eletroquímica e eletrolítica.

Estes temas da segunda parte deste artigo foram aqui divididos em 4 tópicos, a seguir:

  1. Condutimetria
  2. Potenciometria
  3. Voltametria
  4. Métodos Eletrolíticos

Clique nos links acima para acessar cada tópico deste artigo.

Neste artigo fizemos uma visão geral sobre algumas técnicas de analises eletroanalíticas e suas aplicações, você vai encontrar muito mais conteúdo sobre o assunto a profundar seu conhecimento sobre este tema no curso Fundamentos da Instrumentação Eletroanalítica.

___________________________________

Copyrigth ianalitica © 2017

Conteúdo protegido por direito de propriedade intelectual, conforme as leis: 9.610 de 19/02/98 e 76.905 de 24/12/75. Utilizado exclusivamente com finalidades educacionais. Proibida a reprodução total ou de parte deste conteúdo publicado, sem autorização por escrito do autor.

www.ianalitica.com.br

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Redes

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

No comments yet.

Deixe uma resposta