HISTÓRIA DA CERVEJA

História

Conteúdo Tipos Processo Qualidade Análise

O homem conheceu o processo de fermentação há mais de 10.000 anos, provavelmente devido ao contato da água com cereal que posteriormente sofreu fermentação, gerando álcool.

cerjeva babylonica

Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, assim imagina-se o surgimento de uma forma “primitiva” da cerveja, o famoso “pão líquido”. Tudo isto data por volta de 6.000 A.C.

Existem registros históricos de leis sobre a cerveja no mundo. Em 1.770 A.C. o Código de Hamurabi, da Babilônia – o mais antigo código de leis conhecido – já previa punição com pena de morte àqueles que diluíssem a cerveja que vendiam. Papiros egípcios, datados de 1.300 A.C., também fazem referência ao regulamento da venda de cerveja. (9)

A Weihenstephan, na Alemanha, é a cervejaria mais antiga do mundo. No séc. XVI, na Baviera, é decretada a Lei da Pureza, que determinou os ingredientes que podem ser usados na fabricação da cerveja: cevada, lúpulo, malte e água. Portanto antes de continuar é bom ressaltar que há duas fontes de fabricação da cerveja, a cerveja artesanal e a cerveja industrializada.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe nossa página no Facebook.

www.facebook.com/ianalitica/

 

Por: Sergio de Oliveira Trindade

_______________________________

A ianalítica Consultoria & Treinamento realiza o curso Instrumentação Analítica Industrial onde o participante vai estudar analisadores para águas e gases.

____________________________

www.ianalitica.com.br