O MELHOR DOS MUNDOS

elearning-2Observe que o termo usado na língua portuguesa para “E-Learning”, dublado para “Educação a Distância” (EAD) passa uma imagem de uma educação difícil, distante, longe do alcance das mãos, ou seja carrega já na sua denominação uma dose de preconceito.

Esta modalidade que até pouco tempo tanto professores e alunos tinham pouca familiaridade, vem se tornando cada vez mais popular com o uso das redes sociais e da internet.

De fato, a tecnologia, com sua evolução exponencial, cada vez mais traz recursos que podem ser adaptados aos processos de aprendizagem com muita vantagem.

Nenhum modelo de aprendizagem é perfeito, na realidade os modelos precisam ser adaptativos e flexíveis o suficiente para atender às mudanças constantes e a diversos contextos e necessidades de cada tipo de aluno. O melhor dos mundos, longe de pretender ser o ideal e definitivo, talvez seja aquele que integra uma dinâmica de transformação que coloque realmente o aprendiz como o sujeito mais importante do processo de aprendizagem e possa integrar as mais variadas tendências metodológicas.

Se por um lado o verdadeiro aprendizado só se consolida na prática experimental, dentro do contexto da aplicação do objeto estudado, o que nos remete ao ensino profissionalizante em laboratórios e oficinas, o que nem sempre está disponível para todos de forma adequada, por outro lado as questões como: preço, planejamento minucioso, versatilidade de horário e de acesso, eliminação da necessidade de deslocamento até a escola, possibilidade de comunicação e trabalho em grupos de diversas localidades, otimização dos recursos, uso intensivo de mídias e objetos de aprendizagem como wikis, games e simuladores, tudo isso faz do E-learning imbatível.

elearning-product-training

As possibilidades de uso da Internet das Coisas (IoT) com certeza está trazendo uma revolução na automação de modo geral, com dispositivos se comunicando e armazenando informações na nuvem.

A Ianalítica vem desenvolvendo cursos nas áreas de automação, instrumentação e analisadores industriais, propondo metodologias de aprendizagem ativa e mais significativa, aula invertida em modelo híbrido (Blended Learning), com o uso da plataforma Moodle com design responsivo, opção gestão por competências, uma atuação importante de tutoria e atividades colaborativas com o Google Drive, Chats, Hangouts e redes sociais, com surpresas para integrar os mundos real e virtual. Em breve estaremos divulgando nossa grade de cursos.

Acompanhe nosso artigos no site da Ianalítica.

Sobre o artigo: O real e virtual da educaçãode Romero Tori.

Neste artigo de Romero Tori, do blog Educação sem Distância, ele fala sobre a quebra de paradigmas entre os modelos de educação presencial e virtual.

O autor parte da afirmação que “para as novas gerações não existem barreiras entre real e virtual.” E fala sobre o  preconceito sofrido pela educação a distância e mostrando como as tecnologias interativas podem reduzir distâncias e defende que separação entre real e virtual, ou entre a chamada “educação presencial” e “educação a distância” não faz sentido.

Vale a pena visitar o blog do Romero e baixar seu E-book “Educação sem Distância”

No artigo, Romero incluiu vários vídeos sobre tecnologias e uma  visão de futuro. Faz uma provocação sobre a discussão entre real e virtual e cita tecnologias recentes como a realidade aumentada, óculos tipo o do Google Glass e outros de realidade virtual.

REFERÊNCIAS

____________________________

Curta e compartilhe nossa página no Facebook para acompanhar nossos artigos.

www.ianalitica.com.br

Aprendizagem Conectada

Tags: , , ,

Redes

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Comentários fechados.