Clima

Painel de Notícias

OECO; Adriana Mello. A importância do inventário de emissões. Diante das evidências da mudança do clima, muitos governos e empresas estão estabelecendo estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A elaboração de inventários de emissões é fundamental para as empresas e outras instituições compreenderem o perfil de suas emissões de GEE, possibilitando o conhecimento da abrangência do impacto das suas ações organizacionais no meio ambiente. mar/10

.

Inovação. Unicamp: Plano Nacional de Mudanças Climáticas: Governo federal prepara regulamentação da lei do clima que pode trazer risco para a competitividade nacional, conclui seminário. O Brasil deve ampliar o diálogo com o setor privado antes de concluir o processo de regulamentação da Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), sob risco de adotar ações que aumentem os custos da migração para uma economia de baixo carbono — o que pode vir a penalizar o sistema produtivo e o consumidor. maio/2010.

.

Fator Brasil. Brasil será protagonista do debate sobre mudança do clima, diz presidente da CNI: Hamburgo (Alemanha) – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, disse que o Brasil tem uma agenda ambiental positiva para a conferência do clima, que ocorre a partir da próxima semana em Copenhague. Dez/2009

…………………………………….

Fator brasil. Brasil deverá ter papel de liderança na COP-15 em Copenhague: Na avaliação da ABEMC, o País atrairá atenção em função das metas expressivas de redução das emissões e das propostas para inclusão da redução do desmatamento como fator de geração de créditos de carbono. Dez/2009.

..

Ciência Hoje. É preferível que Conferência de Copenhage seja um fracasso: James Hansen considera que bem-estar do planeta depende de compromissos. O cientista que alertou o mundo para o perigo do aquecimento global há já duas décadas, segundo ele é preferível que a Conferência de Copenhage (que decorre de 7 e 18 de Dezembro) seja um fracasso “para o bem-estar do planeta e das gerações futuras”. dez/2009.

Ciência Hoje. ONU apresenta uma tonelada de CO2 em forma de cubo: As Nações Unidas apresentaram ontem uma inovadora instalação artística digital que dá uma forma palpável a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), isto é a quantidade emitida em média durante um mês por cada habitante de um país industrializado; dez/2009

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fVS0E8-n8pA]

Ciência Hoje. Mais 29 por cento de CO2: Estudo divulgado sobre alterações climáticas divulgado hoje. As emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2) ligadas à utilização de combustíveis fósseis cresceram 29 por cento entre 2000 e 2008, apesar de uma ligeira diminuição no ano passado devido à crise, indica um estudo hoje publicado. Nov/2009.

….

TVNBR: O Brasil fechou questão e não vai assumir metas compulsórias, numéricas, na Conferência do Clima em Copenhague agora em dezembro. O governo anunciou que será um compromisso voluntário. O anúncio foi feito em São Paulo, pela ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, que vai chefiar a delegação brasileira na Dinamarca. Detalhes por telefone com a repórter Gabriela Mendes. Nov/2009.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=k85YgPiQDG8]

..

BiosferaTV. BIOSFERA Entrevista Especial COP 15 – Marina Silva: O BIOSFERA teve o prazer de entrevistar a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva. A senadora discorreu sobre o posicionamento que o Brasil deve ter para chegar na Conferência do Clima das Nações Unidas, em Copenhague, Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro deste ano, como um líder e exemplo a ser seguido. Acompanhe. Nov/2009.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=obb0OuNC6DI]