Desafio ISA Espírito Santo 2012

Uma Proposta de Arranjo Educativo.

ISA seção Espírito Santo (ISA-ES), promove junto com o décimo primeiro ISA Show Espírito Santo, o evento paralelo Desafio Técnico ISA.

O Desafio ISA é uma proposta desafiadora e instigante que envolve a comunidade técnica de automação industrial numa maratona de atividades técnicas com a finalidade de avaliar a prática na aplicação de conhecimentos nas áreas de automação e instrumentação industrial.

            

Segundo a ISA, o Desafio ISA-ES visa estimular nos estudantes de nível médio e superior o estudo de conceitos e tecnologias relacionadas à área de automação, instrumentação e controle de processos. A entidade contou, em 2012, com a parceria de grandes empresas do ramo como: Bray; Fluke; National Instruments e a Siemens.

            

As empresas parceiras contribuíram com equipamentos e uma capacitação aos participantes. Aos indicados como finalistas de melhor desempenho, as empresas estão fazendo doações e prémios, aos participantes e as suas respectivas entidades de ensino.

            

A ISA-ES também contou com o apoio e incentivo das instituições de ensino da região, no sentido de motivar e preparar as equipes para um bom desempenho.

O processo de seleção e aprendizagem proposto no Desafio ISA iniciou-se com a participação de várias entidades de nível técnico e graduação do Espírito Santo. Durante a realização foram feitos testes teóricos, capacitações técnicas e selecionadas quatro instituições de ensino, para participar da etapa final de atividades práticas.

                 

Para participar na etapa final do processo, foram selecionadas quatro equipes, das instituições: IFESSENAIUCL e UFES. Nesta etapa, no dia 29 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória, durante a realização do XI ISA Show Espírito Santo 2012, as equipes foram submetidas a quatro atividades de avaliação técnicas de práticas no manuseio de equipamentos como, por exemplo: calibrações em elemento final de controle, transmissor de pressão e parametrizações de sistemas de automação.

            

Segundo a ISA-ES, os critérios de avaliação da qualidade da execução, adotados para esta etapa são baseados em outros como os utilizados pelo SEQUAL e pela certificação ABRAMAN PNQC, e recomendações da OIT – Organização Internacional do Trabalho. Durante a execução das quatro atividades propostas para todas as equipes, foram avaliados aspectos como segurança e organização, habilidade no uso dos recursos disponíveis e qualidade dos procedimentos utilizados na execução.

            

Cada equipe foi avaliada por dois avaliadores, indicados pela ISA e pelos fabricantes, em cada atividade cronometrada. O empenho e a colaboração entre os candidatos membros das equipes foi um fator de destaque durante a realização.

            

Com este evento a ISA Seção Espírito Santo dá um exemplo de arranjo institucional com fins educativos, envolvendo Universidade, Instituto Federal, fabricantes de equipamentos e principalmente o aprendiz desafiado a demonstrar suas habilidades.

            

No encerramento desta XIa  edição do ISA Show Espírito Santo, no dia 30 de agosto foi dado o resultado, indicando como a equipe do IFES como sendo a vencedora do Desafio ISA ES 2012.

            

O evento foi um sucesso e indica um caminho para estimular o desenvolvimento de capacidade técnica do profissional de instrumentação e automação.

                        

Contato

 

www.ianalitica.com.br