RETROSPECTIVA IANALÍTICA 2016

banner-2016_brAtualmente no Brasil vivemos num momento com desafios impostos por circunstâncias político-econômicas limitadoras que diminuíram os investimentos e as vagas de emprego. Paralelo a isso os modelos de aprendizagem estão passando por uma revisão visando adaptá-los ao cenário atual, de forma mais flexível com o uso de tecnologia.

Seguindo a nossa missão de “Desenvolver soluções de aprendizagem em automação e instrumentação”, a Ianalítica, com o uso do conceito de APRENDIZAGEM CONECTADA, vem empreendendo esforços no desenvolvimento de conteúdo técnicos para profissionais da indústria dessas áreas, de forma a disponibilizar ferramentas de atualização técnica pela internet, a baixo custo e acessível a qualquer horário e de qualquer lugar, sem necessidade de gastos com logística.

O ano de 2016 para a Ianalítica foi bastante agitado com grande investimento em capacitação, produção de cursos e publicação de artigos. Investimos em marketing digital, em produção de vídeos, no aprofundamento e modernização metodológica para processos de aprendizagens e na infraestrutura para produção de vídeos aulas. Estamos trabalhando intensamente na finalização de dois cursos no formato E-Learning que serão lançados em 2017. Durante este ano de 2016, publicamos um total de 15 artigos técnicos sobre aplicação de analisadores na indústria e sobre o uso de tecnologia da informação.

Estamos muito interessados em saber a sua opinião e conhecer suas necessidades de treinamento, post o seu comentário ou sugestão na nossa página no Facebook.

Artigos Publicados em 2016:

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É PERIGOSA?

cerebro aiEste artigo propõe uma reflexão sobre até onde poderemos chegar com a evolução da automação, da tecnologia da informação e da inteligência artificial. Afinal, as máquinas um dia vão substituir o homem? Alguns especialistas acreditam que a inteligência das máquinas se equiparará à de humanos até 2050, graças a uma nova era na sua capacidade de aprendizado. Eles afirmam que computadores já estão começando a assimilar informações a partir de dados coletados, da mesma forma que crianças aprendem com o mundo ao seu redor.

Béla Lipták, num artigo da revista CONTROL GLOBAL, diz que a comunicação instantânea e inteligência artificial estão revolucionando a automação e abrindo um novo capítulo na evolução humana. No entanto, segundo o autor, pessoas como Stephen Hawking e Bill Gates consideram a inteligência artificial descontrolada e mais perigosa do que o aquecimento global, a menos que possa compartilhar valores humanos.

____________________________

APLICAÇÃO DE ANALISADORES EM PROCESSO CERVEJEIRO

cerveja1Artigo publicado em 6 partes sobre: História; Conteúdo; Tipos; Processo; Qualidade e Análises físico-químicas usadas no processo cervejeiro.

O artigo fala sobre os principais tipos de cervejas, os ingredientes que compõem seu conteúdo, as etapas do processo de fermentação e fabricação da cerveja, sanitização dos equipamentos e tratamento de efluentes líquidos. Na parte final são abordados os itens de qualidade, o uso de software cervejeiro e as principais análises de propriedades da cerveja.

_____________________________

SISTEMA DE MONITORAMENTO CONTÍNUO DE EMISSÕES – CEMS

extrativoSobre a composição do CEMS, regulamentações, sistemas de amostragem, analisadores extrativos e in situ, sistema de aquisição DAHS, calibrações e auditoria RATA para o Sistemas de Monitoramento Contínuo de Emissões.

Mostra os principais tipos e componentes de um CEMS, seu subsistema de aquisição de dados (DAHS) e procedimentos de manutenção e certificação da confiabilidade de um CEMS, com os principais testes de performance que se indica nas melhores práticas.

____________________________

CONTROLE DA COMBUSTÃO EM FORNALHAS

castolab_service_caldeiras1Trata dos benefícios de um controlador de combustível baseado em na medição do O2 para as termoelétricas à biomassa.

Comenta sobre a malha de combustão e analisadores de oxigênio e sobre as vantagens de se manter uma malha de controle de combustão com o controlador primário fixado na medição online do oxigênio em caldeiras de biomassa de madeira interligadas a turbo geradores de energia.

São citados os principais problemas em caldeiras de biomassa, como estabilidade, e a solução de utilizar a medição do oxigênio como máster de um controle em limite cruzado.

Fala ainda da vantagem da medição do oxigênio insitu e as novas técnicas de medição por laser sintonizado (TDLS).

_____________________________

TECNOLOGIAS EMERGENTES

future-of-logisitcsVisão Geral das Tecnologias Emergentes em 2016: Inteligência artificial, robótica, automóveis conduzidos sem motoristas, realidade virtual, as possibilidades da Internet das coisas e os avanços da tecnologia em equipamentos de uso no espaço como satélites, naves e estações espaciais. Traz a visão de várias revistas conhecidas sobre as tecnologias que emergiram em 2016.

_______________________________

ANÁLISE DO GÁS NATURAL COM CROMATÓGRAFO

colunasFala sobre a análise do H2S em gás natural (GN), com o uso da técnica de análise multivariável da cromatografia gasosa.

O cromatógrafo é utilizado para fazer uma análise completa da qualidade do gás natural, identificando seus componentes hidrocarbonetos, resíduos de umidade, poluentes e poder calorífico, tais como: Hexano (C6+), Propano (C3), Isobutano (IC4), Butano (NC4), neopentano (NeoC5), isopentano (IC5), pentano (NC5), nitrogênio (N2), metano (C1), dióxido de carbono (CO2), etano (C2), e hidrogênio sulfídrico (H2S) e BTU.

_______________________________

MONITORAMENTO DE PARTICULADO EM CHAMINÉ

chamines

 

Fala sobre as técnicas utilizadas na medição de material particulado nas emissões em dutos e chaminés industriais, com medições por transmissão ou espalhamento da luz e vantagens da utilização da técnica do laser nessas medições.

 

 

__________________________

METROLOGIA QUÍMICA

metrologia química-brUma visão geral sobre o uso da ciência metrológica em sistemas com analisadores industriais, uma abordagem sobre a escolha do método analítico, acompanhamento metrológico das análises químicas, validação de métodos, incertezas das análises, calibração de sistemas analíticos e referencias utilizadas.

Fala sobre: os tipos e etapas das análises online, sobre a importância das atividades desenvolvidas no INMETRO, sobre a incerteza de medições em análises químicas, sobre a validação do método de análise e benefícios do acompanhamento metrológico.

___________________________

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE pH

ELETRODO-j

.

.

Uma visão geral sobre pH e o princípio de funcionamento dos eletrodos de medição, os íons de hidrogênio, sobre a membrana do eletrodo de medição de pH, sobre a importância da junção de referência no sistema de medição e sobre os erros comuns na medição de pH.

.

.

_____________________________

A TECNOLOGIA NOS ESPORTES

olimpiadas-antigas

Uma visão geral sobre os avanços alcançados com o uso da tecnologia nos esportes de competição, em especial dispositivos como sensores e outros usados para melhorar o desempenho dos atletas, melhorar seu vestuário, melhorar a arbitragem, melhorar a performance dos equipamentos utilizados, no monitoramento antidoping e cada vez mais também para aumentar a segurança física dos grandes eventos de competição.

__________________________

O MELHOR DOS MUNDOS

elearning-2Sobre o uso da tecnologia em processos de aprendizagem.

Fala sobre os desafios e benefícios do chamado E-learning ou EAD, identifica a importância de recursos como objetos de aprendizagem, wikis e simuladores na aprendizagem ativa.

O artigo apresenta a plataforma Moodle, que está sendo usada pela Ianalítica para desenvolver os seus cursos.

____________________________

SEGURANÇA EM QUÍMICA ANALÍTICA

imagens-acidente-manoa-hawaii_brSobre o acidente ocorrido em março de 2016 na cidade de Manoa na Universidade do Hawaii.

O artigo trata de um acidente ocorrido no Hawaii e alerta para os riscos no trabalho com instrumentação analítica, em área industrial, ambientes confinados e lida com amostras tiradas diretamente do processo, em condições de alta pressão e temperatura além de poder ser quimicamente agressivas, tóxicas e inflamáveis.

______________________________

COP 22

rtemagicc_2-01-pngSobre a Conferência das Mudanças Climáticas em Marrakech, junto com o Global Climate Finance Sumit 2016 (GCFA), para discutir a ampliação de soluções financeiras viáveis para as mudança climáticas.

A COP 22 pretendia definir regras de aplicação do Acordo de Paris que prevê a redução de gases de efeito estufa de forma a limitar o aquecimento global.

O compromisso é manter o aumento da temperatura global em menos de 2°C, acima dos níveis pré-industriais, e de enviar esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C.

_____________________________

APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS NA INDÚSTRIA-1

banner-iiot-j

.

Artigo escrito em 3 partes, falando sobre a aplicação do conceito de internet das coisas na indústria 4.0 (IIoT).

Nesta primeira parte do artigo são abordados os temas: sobre: sistemas em rede, protocolos de rede industriais, protocolo IPv6 e OPC UA.

_____________________________

APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS NA INDÚSTRIA – 2

iiot-parte-2-j-preto

.

.

Continuação do artigo sobre a IIoT na indústria 4.0.

Aborda os temas: Dispositivos inteligentes, tecnologias RFID e sistemas ON-A-CHIP, sobre a nova geração da manutenção, gestão de ativos e automação de sistemas elétricos.

.

.

.

____________________________

logo_fundoescuro_transparente

Para um melhor acompanhamento dos conteúdos publicados e das propostas de cursos da Ianalítica curta e compartilhe a nossa página no Facebook.

Não perca em breve o lançamento de dois cursos: “Fundamentos da Instrumentação Eletroquímica” e “Fundamentos da Instrumentação Espectroscópica“.

Desejamos a todos os seguidores e leitores um 2017 cheio de oportunidades e superações.

___________________________

www.ianalitica.com.br

Aprendizagem Conectada

Tags: , , , , , , , , , , ,

Redes

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

No comments yet.

Deixe uma resposta