Ianalítica

Ianalítica Consultoria & Treinamento

Treinamento Técnico com Aprendizagem Conectada.

Ianalítica Consultoria & Treinamento

Treinamento Técnico com Aprendizagem Conectada.

Dúvidas

Sobre os cursos

Aprendizagem técnica com independência e tutoria virtual.

Os cursos presenciais são realizados in company sob solicitação. 

O programa do curso é ajustado conforme a necessidade do cliente. Já realizamos cursos para grandes empresas nos segmentos de: tratamento de águas e esgotos, plantas de celulose, mineração, petrolíferas, instituições de ensino e outras.

Entre em contato para acertarmos uma proposta que melhor te atenda.

contato@ianalitica.com.br

Selecione o curso de se interesse, clique em comprar, preencha o formulário, realize o pagamento conforme sua opção, receba os dados de ingresso na plataforma de treinamento, faça login e inicie.

Clique aqui para mais informações.

As inscrições são realizadas de forma individual na página CURSOS. Escolha o curso que melhor te atenda, faça a inscrição e faça o treinamento no local e horário que melhor te convier.

Utilizamos a metodologia exclusiva de APRENDIZAGEM CONECTADA, alguns cursos são gamificados para uma navegação mais confortável e adaptada ao seu nível de conhecimento.

Durante o treinamento online você assistirá vídeos diversos sobre o conteúdo, usará simuladores, fará atividades, participará de fóruns e testes, dentro de um cronograma adequado para um aprendizado comprovado.

No final do treinamento você poderá receber um CERTIFICADO DE APROVAÇÃO.

Clique aqui para saber mais sobre Regras de Funcionamento dos Cursos.

Durante todo o percurso dos cursos na modalidade EAD, os participantes receberão apoio de um tutor especialista, para tirar suas dúvidas.

A Tutoria Virtual é considerada como de grande importância nos cursos da Ianalítica, realizando o papel de mediação, comunicação, orientação e o acompanhamento das atividades online realizadas pelo participante do curso.

O tutor é o mediador do processo de aprendizagem e vai atuar criando situações que favoreçam à construção do conhecimento, acompanhará o participante em suas atividades  para ajudá-lo em diversos momentos, para isso vai interagir com o participante pela plataforma de treinamento durante o percurso do curso, ele irá verificar e assegurar que a comunicação esteja acontecendo de forma correta.

Durante os cursos na modalidade EAD todas as participações, atividades e testes são avaliadas.

Ao concluir o curso o participante poderá receber um certificado no formato de arquivo pdf, com um “QR code” de identificação personalizado.

Todos os alunos inscritos que completarem 70% de acompanhamento do curso recebem um Comprovante de Participação. Os participantes que alcançarem um desempenho maior ou igual a 70% receberão um Certificado de Aprovação.

Abordamos aspectos técnicos dos sistemas utilizados nas indústrias de diversos modelos diferenciados sem direcionamento de marketing, incluímos recomendações para o bom desempenho profissional, conforme as boas práticas de manutenção.

Sobre os Analisadores

Analisadores industriais, analisadores online ou analisadores  contínuos, são sistemas instrumentalizados para realizar medições de variáveis físico químicas (que não sejam vazão, pressão, temperatura e nível) em plantas industriais.

São constituídos de equipamentos eletromecânicos computadorizados, dotados de câmaras de amostra, sensores e unidades eletrônicas.

Os analisadores mais comuns medem: pH; condutividade elétrica; turbidez; densidade, viscosidade, concentração de gases, concentração de particulados e outros.

Como o próprio nome indica, os analisadores contínuos são utilizados para medir continuamente grandezas físico-químicas.

Podem ser usados para economia de insumos e energia, para melhoria da qualidade do produto em fabricação ou para atender exigências de segurança e meio ambiente. Os analisadores industriais são utilizados em diversas aplicações na indústria, em empresas de saneamento, no controle de qualidade de produtos dentro do processo de fabricação e no monitoramento ambiental de poluentes.

Os sistemas analíticos podem estar inseridos diretamente no processo industrial ou montados de forma extrativa, com um sistema de amostragem, de modo a propiciar um acompanhamento das variáveis automaticamente no menor tempo possível para prover ações de controle e registro de ocorrências.

Podem ser instalados dentro de unidades industriais em: tubulações do processo, em calhas abertas, em chaminés e dutos de gases, em vasos e torres de processamento, em fornalhas, em áreas abertas e etc. Os elementos de medição que entram em contato com a amostra a ser analisada, podem estar localizados dentro do analisador ou dentro do processo.

Normalmente esses sistemas possuem invólucro especial à prova de intempereis, como chuva, sol, vento e etc, no entanto alguns podem requerer um ambiente especial para instalação. Podem ser montados em suporte tubular, em paineis ou em casas de analisadores.

Existe uma grande variedade de analisadores que medem diretamente ou determinam continuamente por correlação ou cálculo,  grandezas no processo industrial.

Dependendo da variável a ser medida e do método de análise, mudam os sensores, muda o princípio de funcionamento e o método de análise. Podem utilizar por exemplo os seguintes princípios de medição: eletroquímicos, absorção de energia, gravimetria, condutividade e etc. O princípio de medição dos elementos sensores também são diversos como: eletroanalíticos, espectrográficos, cromatográficos e outros.

Uma amostra é retirada do processo, condicionada, analisada conforme um método pré definido, o resultado é calculado, atualiza o sinal de saída e a amostra é descartada. Pode-se também encontrar analisadores os quais o elemento sensor está inserido diretamente no processo (in situ) e a medição é realizada nas condições operacionais da planta.

Nos cursos da Ianalítica abordamos sobre a aplicação, o funcionamento, sobre a seleção e manutenção dos sistemas analíticos industriais.

É o procedimento utilizado para isolar a variável medida (analito), analisar seu conteúdo e valor, dentro dos parâmetros requeridos para os resultados.  Os métodos incluem: Métodos clássicos, métodos instrumentais, reagentes, padrões analíticos, procedimentos de tratamento da amostra, dosagens, validação de resultados e etc.

Os métodos de análise e os analisadores industriais são normalizados por instituições como: ABNTASTM, NIST, ISAEPACONAMAIECDINTUVISO dentre outras.

Um padrão analítico é uma quantidade definida de reagente analítico (EDTA, fosfato, ferro, cer, etc.), um composto de pureza adequada e concentração conhecida que é dosado num balão calibrado e preenchido até a marcação em que está definido o volume , e você tem uma solução com concentração “garantida” definida.

Os padrões são usados nos métodos analíticos, como por exemplo em titulação e como padrão de calibração para um ensaio. Um padrão analítico deve ser certificado por alguma organização ou empresa empresa acreditada por uma rede metrológica e ser usado dentro da sua validade evitando contaminações.

Aprendizagem Conectada

Copyright © 2020 Sergio Trindade