MONITORAMENTO DE PARTICULADO EM CHAMINÉ

chaminéO monitoramento de material particulado em chaminé tradicionalmente era feito por transmissão e com luz comum na tonalidade próxima ao verde.

Esta técnica de medição apresenta muitos desafios relacionados a fatores como luz de fundo, presença de umidade e caracterização da partícula (forma, tamanho, cor, material), o que sempre resultou em muita incerteza e polêmica neste tipo de medição.

Com a evolução da fonte de luz para o uso de laser na cor vermelha, algumas dificuldades foram superadas e somando-se isso a medição do tipo “back scattering”, ou espalhamento traseiro, aumenta-se a sensibilidade para baixas concentrações e partículas de menos tamanho e possibilitando a compensação da luz de fundo.

Vários fabricantes fornecem este tipo de monitor de particulado que apresenta ainda a vantagem de não precisar de alinhamento na instalação, uma vez que requer a montagem somente em um dos lados do duto ou chaminé.

backscatterligthEstes modernos monitores possibilitam a comunicação via protocolo digital (MODBUS) que dá acesso remoto ao acompanhamento de parâmetros internos e autodiagnostico como por exemplo contaminação de partículas depositadas no sistema de lentes.

A figura ao lado mostra a luz refletida de forma espalhada numa partícula que retorna em direção a fonte.

Em algumas aplicações mais duras como: incineradores, fornalhas à carvão, sistemas scrubber e de dessulfurização, pode-se encontrar esta técnica associada a um sistema extrativo que recolhe as partículas isocineticamente e realiza a medição numa câmara externa.

capa cemsA Ianalítica oferece um treinamento completo sobre CEMS – Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

Este curso inclui: sistemas de amostragem, analisadores de gases de diversos tipos, monitores de particulado, regulamentações para certificação, orientações sobre manutenção, calibração e legislação aplicada às emissões atmosféricas industriais.

 

Veja também aqui um artigo publicado sobre CEMS.

Para saber mais sobre calibrações visite o post METROLOGIA QUÍMICA.

Se você gostou deste post curta a nossa página, compartilhe e registre-se no nosso site para receber as nossas atualizações.

Clique aqui para mais informações sobre o curso.

__________________________________

www.ianalitica.com.br

Aprendizagem Conectada

Tags: , , , , , , , ,

Redes

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Artigos em ianalitica | Instrumentação Analítica - 4 de julho de 2016

    […] MONITORAMENTO DE PARTICULADO EM CHAMINÉ […]

    View Comment

Deixe uma resposta